Título do trabalho “ Reciclagem”
Objetivo:
Despertar em nossos alunos a
consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo
inclusive, ser usado na confecção de brinquedos e materiais didáticos, assim
como, analisar os principais problemas de ordem sanitária e ambiental com uma
visão mais crítica.
Justificativa: A
reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente
reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação
de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes,
estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o
reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
Estratégias e Dinâmica:
Dividir a turma
em sete grupos e sortear os temas
Para cada grupo eleger um líder Realizar uma breve pesquisa, sobre o que acharam do tema
Grupo A Lixo Domiciliar -Sua constituição -Melhor destino -Responsabilidade * Tempo de degradação do papel, cigarro e chiclete
Grupo A Lixo Domiciliar -Sua constituição -Melhor destino -Responsabilidade * Tempo de degradação do papel, cigarro e chiclete
Grupo B Lixo Comercial - SuaConstituição - Melhordestino - Responsabilidade *Tempo
de degradação de caixas de leite e sucos, Latas de chapas de ferro Latas de
alumínio
Grupo C Lixo
Público (originado dos serviços de limpeza urbana) -Sua constituição -Melhor destino -Responsabilidade * Tempo de degradação de sacos
plásticos, couro e garrafa plástica
Grupo D Lixo Industrial (materiais que as fábricas necessitam
descartar) -Sua composição -Melhor destino -Responsabilidade * Tempo de degradação de espuma
de nylon, vidro e cascas de frutas
Grupo E Lixo Hospitalar (resíduos sépticos e assépticos) -Sua composição -Melhor
destino -Responsabilidade *
Tempo de degradação de pano, tampas de garrafas e madeira pintada
Grupo F Lixo Radioativo (originados de atividades nuclear) Grupo G Lixo Portuário
-Sua composição -Sua composição -Melhor destino - Melhor destino -Responsabilidade -Responsabilidade
-Sua composição -Sua composição -Melhor destino - Melhor destino -Responsabilidade -Responsabilidade
*Tempo de degradação de fraldas, boracha e fósforo *Tempo de degradação de isopor, pilhas e
cerâmica
1° PASSO
Cada grupo deve pesquisar seu tema na
internet e trazer um pequeno texto para leitura e explanação em sala, já
formando a tabela 1 no momento da apresentação. Todos os
grupos devem tomar nota
2° PASSO Formular duas questões na lousa referente a seu texto e preencher também
na lousa a tabela 2 Todos os grupos devem tomar nota
TABELA 2
GRUPO
|
MATERIAL
|
TEMPO DE
DEGRADAÇÃO
|
Papel
|
||
A
|
Cigarro
|
|
Chiclete
|
||
Caixas de leite ou sucos
|
||
B
|
Latas de chapas de ferro
|
|
Latas de alumínio
|
||
Sacos plásticos
|
||
C
|
Couro
|
|
Garrafa plástica
|
||
Espuma de nylon
|
||
D
|
vidro
|
|
Cascas de frutas
|
||
Pano
|
||
E
|
Tampas de garrafas
|
|
Madeira pintada
|
||
Fraldas
|
||
F
|
Borracha
|
|
Fósforo
|
||
Isopor
|
||
G
|
Pilhas
|
|
Cerâmica
|
3° PASSO
Os líderes dos grupos devem se reunir para a escolha
dos tópicos abaixo e definir a conclusão do trabalho.
Obs.: esta integração tem a finalidade de unir os
grupos, evitar repetição e coroar as apresentações
· Cidadania e Meio Ambiente
· Pilhas e Baterias
· Materiais reciclaveis de plástico,papel,metal
e vidro
· Razões para reciclar
· Vantagem na Reciclagem
· Coleta Seletiva em Condomínios
· Maneiras de Coleta Seletiva
4° PASSO (CONCLUSÃO)
Formar um único grupo para apresentação final (não
necessariamente o líder). Cada grupo deve entregar as tabelas 1 e 2 e as 14
questões respondidas.
"A cada
criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que
criamos ou consumimos." Ladislau Dawbor
Curso de Química ministrado por Adriana Moellmann
Professor Simar
Escola Dib Audi
Simar, gostei muito do tema, a reciclagem dos resíduos deve ser trabalhada com frequencia para que a gente consiga, enfim, reduzir nosso desperdício de materia-prima e energia....
ResponderExcluirAdorei a sugestão de trabalho!
Parabéns
Legal o seu também é muito bom!!!
ExcluirMuito bom, Silmar! Estratégia bacana de trabalho, os alunos vão adorar!
ResponderExcluirLegal Helô, seu tema tem tudo a ver com o meu, muito bom!!!
ExcluirGostei do trabalho. Dá para ser usado como um trabalho multidisciplinar na escola!
ResponderExcluirEquilibrio Químico, muito bom esse tema também!!!
ResponderExcluirAchei seu tema bem pertinente e bem desenvolvido, muito bom para atrair e ensinar os alunos
ResponderExcluirEsta bem estruturada e de fácil compreensão. Vou aproveitar
ResponderExcluir