sábado, 27 de julho de 2013

Reciclagem

Título do trabalho                   “ Reciclagem”

ObjetivoDespertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de brinquedos e materiais didáticos, assim como, analisar os principais problemas de ordem sanitária e ambiental com uma visão mais crítica.

Justificativa: A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
Estratégias  e Dinâmica:  Dividir a turma em sete grupos e sortear os temas
                                           Para cada grupo eleger um líder                                                                                                                    Realizar uma breve pesquisa, sobre o que acharam do tema
Grupo A     Lixo  Domiciliar                                                                                                                                            -Sua constituição                                                                                                                                          -Melhor  destino                                                                                                                                          -Responsabilidade             * Tempo de degradação do papel, cigarro e chiclete
Grupo B     Lixo Comercial                                                                                                                   - SuaConstituição                                                                                                                    - Melhordestino                                                                                                                        - Responsabilidade                                                                                                                    *Tempo de degradação de caixas de leite e sucos, Latas de chapas de ferro Latas de alumínio
Grupo C     Lixo Público (originado dos serviços de limpeza urbana)                                                            -Sua constituição                                                                                                                        -Melhor destino                                                                                                                          -Responsabilidade          * Tempo de degradação de sacos plásticos, couro e garrafa plástica
Grupo D      Lixo Industrial (materiais que as fábricas necessitam descartar)                                                  -Sua composição                                                                                                                      -Melhor destino                                                                                                                          -Responsabilidade          * Tempo de degradação de espuma de nylon, vidro e cascas de frutas   
Grupo E      Lixo Hospitalar (resíduos sépticos e assépticos)                                                                         -Sua composição                                                                                                                       -Melhor destino                                                                                                                         -Responsabilidade      * Tempo de degradação de pano, tampas de garrafas e madeira pintada
Grupo F     Lixo Radioativo (originados de atividades nuclear)                        Grupo G    Lixo Portuário
                  -Sua composição                                                                                          -Sua composição -Melhor destino                                                                                            - Melhor destino   -Responsabilidade                                                                                        -Responsabilidade
*Tempo de degradação de fraldas, boracha e fósforo   *Tempo de degradação de isopor, pilhas e cerâmica

1° PASSO
Cada grupo deve pesquisar seu tema na internet e trazer um pequeno texto para leitura e explanação em sala, já formando a  tabela 1  no momento da apresentação. Todos os grupos devem tomar nota 
    
2° PASSO Formular duas questões na lousa referente a seu texto e preencher também na lousa a tabela 2                                                                                                       Todos os grupos devem tomar nota
                                                                      TABELA  2
GRUPO
MATERIAL
TEMPO DE DEGRADAÇÃO

Papel

A
Cigarro


Chiclete


Caixas de leite ou sucos

B
Latas de chapas de ferro


Latas de alumínio


Sacos plásticos

C
Couro


Garrafa plástica


Espuma de nylon

D
vidro


Cascas de frutas


Pano

E
Tampas de garrafas


Madeira pintada


Fraldas

F
Borracha


Fósforo


Isopor

G
Pilhas


Cerâmica



3° PASSO
Os líderes dos grupos devem se reunir para a escolha dos tópicos abaixo e definir a conclusão do trabalho.
Obs.: esta integração tem a finalidade de unir os grupos, evitar repetição e coroar as apresentações
·  Cidadania e Meio Ambiente
·  Pilhas e Baterias
·  Materiais reciclaveis de plástico,papel,metal e vidro
·  Razões para reciclar
·  Vantagem na Reciclagem
·  Coleta Seletiva em Condomínios
·  Maneiras de Coleta Seletiva


 4° PASSO   (CONCLUSÃO)
Formar um único grupo para apresentação final (não necessariamente o líder). Cada grupo deve entregar as tabelas 1 e 2 e as 14 questões respondidas.


"A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos."  Ladislau Dawbor








Curso de Química ministrado por Adriana Moellmann
Professor Simar
Escola Dib Audi

8 comentários:

  1. Simar, gostei muito do tema, a reciclagem dos resíduos deve ser trabalhada com frequencia para que a gente consiga, enfim, reduzir nosso desperdício de materia-prima e energia....
    Adorei a sugestão de trabalho!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Silmar! Estratégia bacana de trabalho, os alunos vão adorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Helô, seu tema tem tudo a ver com o meu, muito bom!!!

      Excluir
  3. Gostei do trabalho. Dá para ser usado como um trabalho multidisciplinar na escola!

    ResponderExcluir
  4. Equilibrio Químico, muito bom esse tema também!!!

    ResponderExcluir
  5. Achei seu tema bem pertinente e bem desenvolvido, muito bom para atrair e ensinar os alunos

    ResponderExcluir
  6. Esta bem estruturada e de fácil compreensão. Vou aproveitar

    ResponderExcluir